terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como Fazer Overclock da CPU


Toda máquina precisa de afinação e modificações, se tem que ir além de seus níveis atuais de desempenho. Overclocking seu CPU é um procedimento semelhante, o que pode aumentar o seu desempenho a níveis nunca antes alcançados. No entanto, logo no início, antes de lhe fornecer dicas sobre como fazer um overclock da CPU na BIOS, que você precisa para ser avisado sobre os perigos deste procedimento. Se o procedimento de overclock da CPU é executado sem um estudo adequado de todas as complexidades envolvidas, você pode acabar destruindo o chip e placa-mãe de computador inteiramente! Assim como afinar um motor de moto ou carro para superar sua inerente limite de desempenho "seguro" é perigoso, por isso é overclock da CPU. Por isso, é aconselhável que você realizar este procedimento em máquinas antigas e componentes antigos primeiro até ter um jeito. O que se segue é uma explicação de como fazer overclock em um CPU em poucas palavras.

Overclock sua CPU: Conceitos Básicos e preparação

Um monte de usuários de computadores tendem a não ter consciência sobre o fato de que um processador de computador especificado frequência máxima de clock pode realmente ser substituído para obter maior desempenho do computador. Isto é conseguido através de alterações ao nível do BIOS em CPU, voltagem do núcleo multiplicador de processador interno e freqüência do barramento de memória de computador, o que leva à obtenção de uma maior freqüência de clock. Enquanto o usuário médio não pode ser interessado ou não pode mesmo se beneficiar deste procedimento, é uma técnica interessante de aprender para geeks de computador, se quiser entender como o computador realmente trabalhar no nível base. A ideia básica do overclocking pode ser resumida com a seguinte equação:

Frequência computador Processador Overclock = (multiplicador interno) x (FSB freqüência)

Aqui, a frequência de relógio é a frequência operacional do processador, que é normalmente especificado em gigahertz (GHz), multiplicador interno é um valor pré-ajustado do processador, que é a razão entre a frequência interna de relógio com a frequência de relógio externo e barramento frontal ( FSB frequência) é a frequência de funcionamento do canal de bus que transmite dados entre a memória do computador e do processador. Por exemplo, uma CPU, com uma frequência de 200 MHz de FSB e um multiplicador interno - 15x terá uma frequência de relógio de 15 x 200 MHz = 3 GHz.

Para aumentar a freqüência de clock da CPU e elevá-la além de seus limites, ou overclock da CPU, ou multiplicador interno ou a frequência FSB precisa ser aumentado. A maioria dos chips têm um multiplicador predefinido interno, que não pode ser alterado. A única característica que pode ser modificado é a freqüência de FSB, acompanhada por um aumento nas tensões de funcionamento da placa-mãe.

Como resultado da tensão maior do núcleo a ser alimentados em, a saída de calor de um processador aumenta, o que exige que um mecanismo de arrefecimento, junto com dissipadores de calor adicionais ser montada na placa-mãe de computador. Para proporcionar maior tensão para os componentes de hardware do computador, é necessário que você pode ter que instalar um SMPS com uma maior potência.

Além de elaborar um método de resfriamento da placa-mãe do computador e instalar um SMPS potência superior, você vai ter que verificar primeiro se é possível fazer um overclock da placa-mãe para além de seus limites definidos. Você precisa verificar qual processador está instalado no computador e quais são sua tensão e clocking valores de frequência. Dependendo do tipo de processador que você use (Intel ou AMD), a estratégia de overclocking podem variar. Realizar pesquisas processador específico e verificar se a sua motherboard suporta BIOS overclocking. A maioria das placas-mãe OEM fornecidos pela Intel não permitem overclocking.

Para verificar se a placa-mãe suporta overclocking, abra as configurações do BIOS e procure por "Configurações de tensão e freqüência" da CPU. Se o overclocking é permitido, você terá acesso a modificar essas configurações. Se eles não estão presentes, em seguida, a placa-mãe não permite overclock. Você pode se beneficiar de ler este artigo Buzzle em maneiras de tornar o computador mais rápido sem overclock.

Como Fazer Overclock da CPU na BIOS ou através da manipulação de Hardware?

Primeiro passo antes de overclocking é a criação de dissipadores de calor extra e refrigeração mecanismo na placa-mãe. Confira sites na Internet que podem orientá-lo a esse respeito. Também instalar um SMPS mais poderosas que podem fornecer maior potência.

Realizar um teste de benchmark e estresse da CPU, usando programas de software concebidos para o efeito, antes de começar overclocking. Há duas maneiras que você pode mudar a freqüência de clock. Trata-se ou através do BIOS ou através do hardware. Vamos ver como fazer overclock da CPU em ambos os sentidos.

Para manipulação de nível de hardware, consulte o manual da placa mãe e localizar os jumpers utilizados para seleção de velocidade de clock e redefinir o BIOS para as configurações padrão. Usando as informações fornecidas no manual, alterar as posições dos jumpers para obter uma freqüência de clock de CPU desejado eo valor multiplicador interno. Faça as alterações e reinicie o computador para ver se o sistema está funcionando de forma estável. Realizar testes de benchmark para monitorar melhoria de desempenho. Mantenha modificar a frequência do FSB e valor multiplicador interno usando as configurações de jumper até ter um sistema de desempenho estável em alta.

A segunda forma de overclock da CPU de computador desktop é através da manipulação de configurações do BIOS para alterar FSB freqüência e multiplicador interno, juntamente com um aumento na fração de valores de tensão fornecidos ao sistema.

Continue fazendo mudanças incrementais nestes parâmetros e reiniciar o sistema para executar testes de estresse e desempenho da medição. No caso de o sistema superaquece e desliga, use o jumper de reset BIOS para restaurar as configurações padrão. Manter a verificação do estado de saúde da CPU e se ele sobe cerca de 70 graus Celsius, é hora de parar o aumento da tensão e se contentar com a última configuração de arranque. Este método é tentativa e erro muito bonito e não há maneira de saber qual combinação de tensão e freqüência irá fornecer-lhe com um sistema de alto desempenho. Certifique-se de que você pesquisa a coisa toda bem antes de você ir em frente.

Espero que este artigo lhe deu uma idéia de como fazer um overclock da CPU além de suas limitações frequência definida. Você pode derivar um aumento marginal no desempenho do seu PC e levá-lo até os limites de suas capacidades de overclocking do CPU. Isto pode ser extremamente útil em caso de CPU aplicações intensivas, como simulações de grande porte e de edição de vídeo. No entanto, com o moderno Intel Core i3, i5 e i7 linha de processadores, não é uma tecnologia de impulso inerente Turbo, que pode aumentar a freqüência de clock além da freqüência de base quando necessário. Como discutido anteriormente, overclocking não é uma ciência perfeita. Pelo contrário, é um processo de tentativa e erro, o que leva muito tempo e paciência para obter direito. Certifique-se de que você estudou o processo a fundo e pensei em todas as coisas que podem dar errado, antes de ir adiante....

Nenhum comentário:

Postar um comentário