sábado, 17 de novembro de 2012

A trágica história de Eddie Gaedel


Se você já teve um interesse no beisebol por um tempo, você certamente conhece a história de Eddie Gaedel. Para aqueles de vocês que não tenha ouvido falar dele e não sei a história, Gaedel era um anão, todos os três pés de oito centímetros de altura, que jogaram um jogo de Major League de beisebol.

Muito se sabe de que dia 19 de agosto de 1951. O Gaedel 26 anos de idade, se aproximou do prato para o St. Louis Browns contra os tigres como o primeiro batedor no segundo jogo de uma doubleheader. Vestindo número 1/8, ele caminhava sobre quatro arremessos retas de Bob Cain. Ele foi pitada de gerência para por Jim Delsing e sua carreira terminou tão abruptamente como tinha começado.

Eddie não era, naturalmente, um jogador de beisebol profissional. Ele apareceu no jogo como uma promoção preparada pelo proprietário Browns Bill Veeck.

Normalmente, a história acabaria ali. Histórias sobre ex-grandes leaguers que jogou em apenas um jogo não são notícia, mesmo a história de um jogador de meio litro de tamanho. Ninguém se preocupou em descobrir muito sobre Gaedel após seus quinze minutos de fama. Ninguém poderia dizer sobre Eddie o homem, em vez de Eddie, o jogador de bola que é para sempre inscrito em anais do jogo.

Mas a história de Eddie Gaedel o homem vale a pena contar.

Depois de seu famoso jogo, St. Louis baseball escritor Bob Broeg o encontrou e começou a fazer-lhe perguntas. As primeiras perguntas foram de rotina e Gaedel deu respostas de rotina. Broeg, então, disse-lhe que ele era o que ele sempre quis ser, um ex-jogador da liga grande. Eddie então tornou-se muito orgulhoso de si mesmo. Os homens apertaram as mãos e foi isso.

Bob Fishel foi assessora do Brown e passou alguns dias com Eddie antes do jogo, o homem de beisebol só para ter a chance de conhecer o homem pessoalmente. "Veeck estava procurando por um anão, não um anão. Quando o vimos, não havia dúvida de que ele estava certo. Entanto, eu não acho que o mundo dele", sem elaborar mais.

Eddie apareceu em vários programas de TV nas semanas seguintes ganham 17.000 dólares uma quantidade muito grande para aqueles dias. Seu contrato tinha sido jogar por US $ 100.

Três semanas após o jogo, em 2 de setembro, Eddie foi preso em Cincinnati para obscenidades gritando. Ele tentou convencer um policial que ele era um jogador de grande campeonato. Ele foi preso por conduta desordeira e liberados em uma fiança de US $ 25. De acordo com uma entrevista com a mãe de Helen, em 1971, tamanho minúsculo Eddie tinha chegado ele na angústia por uma boa parte de sua vida.

Nascido em Chicago, seu crescimento foi prejudicado desde a idade de três por um cancro da tiróide. Ele foi escolhido como um garoto de acordo com a sua mãe. Ele fez até o ensino médio e era um garoto de recados para Diário Drover, um jornal de Chicago. Ele trabalhou como o homem sapato Buster Brown aparecendo na abertura de lojas em Chicago e St. Louis. Ele também trabalhou no Ringling Brothers Circus na década de 50 e como um homem de promoção para a Mercury Records, mas se recusou a ir com a empresa para a Califórnia, porque ele estava com medo de ir para fora.

Em 1961, Veeck agora o proprietário da White Sox contratou anões Gaedel e outros como vendedores nos camarotes. Isso aconteceu porque os fãs estavam reclamando sobre fornecedores bloqueio seu ponto de vista.

O fim estava próximo no entanto. Eddie estava sofrendo de pressão alta e coração ampliado. Em 18 de junho 1961, ele foi assaltado na esquina de uma rua Southside Chicago para os US $ 11 que tinha com ele. Após o assalto, ele aparentemente cambaleou casa e morreu em sua cama de um ataque cardíaco como paramédicos não conseguiram reanimá-lo. O legista informou que ele tinha hematomas no rosto e joelhos.

Sua mãe, sem dinheiro e sem contato com os outros filhos foi devastada. Adicionando insulto à injúria, ela foi enganado fora do uniforme de Eddie morcegos e Browns por um homem alegando que ele estava representando o Hall of Fame Museum. Os únicos remanescentes do Hall da Fama são imagens de sua breve carreira com apanhador Bob Swift de joelhos para receber um arremesso de cabeça alta.

Morte Gaedel atraiu pouca atenção. A única pessoa conectada com o beisebol, que compareceram ao seu funeral foi Bob Cain. "Eu nunca o conheci, mas me senti obrigado a ir", disse Caim, que era até então se aposentou do beisebol, após uma carreira de seis anos. "É o tipo de me jogou para um laço que nenhum povo de beisebol outros estavam lá."

Caim resumiu a vida de Eddie "Foi uma situação muito triste. É uma pena que ele teve que morrer da maneira que ele fez, mas eu acho que ele entrou em um pouco de dificuldade e desligar. Ele acabou com a turma errada."...

Nenhum comentário:

Postar um comentário